A secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer abriu, ontem, as inscrições para os Jogos Paralímpicos Mato-grossenses que serão realizados em Várzea Grande, entre os dias 27 e 30 de junho. Em sua primeira edição, a competição esportiva é direcionada para pessoas com deficiências física, intelectual e visual de todas as idades e de todos os municípios do Estado.
Com provas nas modalidades de atletismo, bocha, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, badminton, judô, halterofilismo e goalball, os Jogos Paralímpicos receberão delegações municipais. Além da disputa por títulos de campeões mato-grossenses, a competição também servirá de seletiva para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, que são promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
As competições mato-grossenses são divididas por faixa etária, abrangendo as categorias sub-11, sub-14, sub-16 e sub-18, com atletas de 9 a 17 anos. Haverá também disputas nas categorias adulto master (18 a 35 anos) e absoluto (36 anos ou mais).
Os atletas com idade até 17 anos devem estar regularmente matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial, reconhecidas pelo Ministério da Educação. Para os competidores com idade superior a 18 anos, é necessário o registro adequado ou a representação de sua universidade, clube ou entidade.
Abertas até o dia 7 de junho, as inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário online e envio de documentos assinados para o e-mail [email protected]. O tipo de deficiência, se intelectual, visual ou física, deve ser informada já na inscrição online.
As informações mais detalhadas sobre as delegações, competidores e provas estão disponíveis nos regulamentos geral e específicos por modalidades, que podem ser acessados no site da secretaria.