Veja imagens de Porto Alegre após água baixar na cidade

O recuo do rio Taquari revelou um cenário de devastação nas cidades próximas, atingidas por fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde o final de abril.

A região do Vale do Taquari, uma das mais impactadas, testemunha agora as consequências da calamidade.

Segundo a Defesa Civil, o nível do rio às 17 horas desta terça-feira, 21, estava em 5,43 metros, bem abaixo da cota de inundação de 18 metros. Contudo, as marcas da catástrofe são visíveis por toda a parte.

As cidades de Arroio do Meio, Encantado, Cruzeiro do Sul, Roca Sales e Colinas figuram entre as mais atingidas.

Com o recuo das águas, esses municípios ficaram banhados por lama e exibem poucas edificações ainda de pé. Casas, árvores e veículos foram arrastados pela força das enchentes, deixando um rastro de destruição.

“A cena é desoladora”, relata um morador de Encantado, que preferiu não se identificar. “Nossa cidade parece um campo de batalha; muitas famílias perderam tudo.”

As autoridades locais, junto com a Defesa Civil, trabalham incessantemente para fornecer assistência às vítimas e avaliar os danos. A reconstrução das infraestruturas essenciais e a realocação dos desabrigados são prioridades imediatas.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, visitou a região e anunciou medidas emergenciais para apoiar as cidades afetadas. “Estamos mobilizando todos os recursos possíveis para ajudar as comunidades a se reerguerem. O sofrimento dessas pessoas não será ignorado”, declarou.

Enquanto isso, a população local tenta encontrar forças para lidar com a tragédia. Voluntários e organizações não-governamentais têm se juntado aos esforços de resgate e recuperação, oferecendo alimentos, roupas e abrigo aos desabrigados.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias