A Prefeitura de São Paulo atendeu a uma solicitação do Corpo de Bombeiros Militar e vetou o show do cantor Roberto Carlos, previsto para ocorrer na noite desta sexta-feira, 19, na inauguração do espaço de eventos Mercado Livre, no subsolo da Arena Pacaembu, zona oeste da capital.
Um dia antes, na quinta-feira, 18, o Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo havia enviado recomendação à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento de proibir a realização de um show artista.
Segundo os Bombeiros, o evento não está em conformidade com as normas de segurança estipuladas pelas autoridades competentes, uma vez que o local não apresenta os requisitos de segurança obrigatórios para a realização do concerto e não possui licença expedida pelos Bombeiros.Ainda segundo a corporação, o evento esperava reunir um público de aproximadamente três mil pessoas no segundo subsolo da Arena Pacaembu.
Os responsáveis pelo evento não teriam solicitado vistoria de regularização das instalações temporárias com a mínima antecedência exigida, que é de dois dias úteis antes da data de início do evento.
Casa de bombas de incêndio não estava compartimentada;
Não havia dados de vazão e pressão das bombas de hidrante e chuveiros automáticos;
O sistema de hidrantes estava despressurizado;
As caixas de elevadores estão abertas, não foram instalados e não estão compartimentados;
Havia rotas de fuga obstruídas por andaimes instalados no piso de descarga;
Os sistemas de ventilação e extração de fumaça não foram instalados;
Os dutos de ventilação não estavam instalados;
As portas corta-fogo previstas em projeto não estavam instaladas.
“Solicito a essa Secretaria que, atendidos critérios próprios de conveniência e oportunidade, dentro das atribuições respectivas, adoção de medidas pertinentes a evitar a realização do evento em desacordo com a legislação de segurança contra incêndio”, diz documento assinado pelo coronel Alexandre Merlin em recomendação à proibição do evento.
O show de aniversário de 82 anos de Roberto Carlos, programado para esta sexta-feira, 19, seria a primeira apresentação no Mercado Pago Hall — espaço subterrâneo que integra a Mercado Livre Arena Pacaembu.