Deputados aprovam retorno do seguro DPVAT; 2 de MT foram a favor

Foi aprovado pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar (PLP) 233/23, do Poder Executivo, que reformata o seguro obrigatório de veículos terrestres, mantendo com a Caixa Econômica Federal a gestão do fundo para pagar as indenizações. Da bancada federal de Mato Grosso, votaram favoráveis ao projeto os deputados Emanuelzinho (MDB) e Juarez Costa (MDB).

Com a aprovação, o texto segue para avaliação do Senado.

Entre os deputados federais de Mato Grosso, Emanuelzinho e Juarez votaram a favor do projeto, mas Amália Barros (PL), Coronel Assis (União), Coronel Fernanda (PL) e Gisela Simona (União) foram contra.

O PLC retoma o pagamento de despesas médicas da vítima dos acidentes com veículos e direciona entre 35% e 40% do valor arrecadado com o prêmio do seguro pago pelos proprietários de veículos aos municípios e estados onde houver serviço municipal ou metropolitano de transporte público coletivo.

Desde 2021, a Caixa opera de forma emergencial o seguro obrigatório após a dissolução do consórcio de seguradoras privadas que administrava o DPVAT, mas os recursos até então arrecadados foram suficientes para pagar os pedidos até novembro do ano passado.

Com a nova regulamentação, será possível voltar a cobrar o seguro obrigatório. Os prêmios serão administrados pela Caixa em um novo fundo do agora denominado Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT).

Uma novidade é a inclusão de penalidade no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) equivalente à multa por infração grave no caso de não pagamento do seguro obrigatório, cuja quitação voltará a ser exigida para licenciamento anual, transferência do veículo ou sua baixa perante os órgãos de trânsito.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias

Geral

Uma noite de celebração e reconhecimento marcou o encerramento das atividades da Secretaria de Educação do ano letivo de 2023, em Nova Mutum. O evento, realizado nesta terça-feira, teve a honrosa presença do presidente da Câmara dos Vereadores, José da Paixão, e da vereadora Beatriz Matos Kohler, que fizeram questão de prestigiar a ocasião especial. A cerimônia ocorreu no acolhedor CTG Porteira da Amazônia, e contou com a presença das autoridades do Poder Executivo, prefeito, Leandro Félix, chefe de Gabinete, Ednaldo Nogueira, secretária de Educação, Elena Maria Maas, secretária de Assistência Social, Aline Félix e os profissionais da educação, que se reuniram para celebrar mais um ano de conquistas e dedicação à educação no município. Durante seu discurso, o vereador José da Paixão, expressou sua gratidão à secretária de Educação, Elena Maria, bem como aos 1200 profissionais da educação que contribuíram para o sucesso do ano letivo. Com palavras emocionadas, o presidente da Câmara destacou o brilhantismo e a importância do trabalho desempenhados pelos professores e profissionais, ressaltando seu papel fundamental na formação dos estudantes e no desenvolvimento da comunidade. Ao agradecer a secretária de Educação, José da Paixão enalteceu seu compromisso e liderança, reconhecendo sua dedicação e empenho em proporcionar uma educação de qualidade aos 9.000 mil alunos, das 18 unidades escolares do município. Quero ressaltar que a Educação de Nova Mutum é referência para o nosso estado e para o nosso Brasil, e essa referência é graças a gestão municipal, e especialmente aos profissionais que compõe a quadro da educação. Eu me sinto honrado por estar ao lado do prefeito Leandro Félix, secretária Elena, e todos os profissionais, porque são eles que fazem a educação acontecer na nossa cidade afirmou o presidente. José da Paixão destacou a importância de parcerias entre a Câmara de Vereadores e o Poder Executivo para o avanço da educação local, se comprometendo a continuar apoiando iniciativas que fortaleçam o setor educacional da cidade. Com o sucesso do evento, conclui-se mais um ciclo de atividades educacionais, que reflete um sentimento de gratidão e motivação para os desafios que estão por vir.

Vereadora Beatriz Matos Kohler solicita ao prefeito Leandro Félix, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, a necessidade de aquisição de mais uma máquina

plugins premium WordPress