A ANATEL ( Agência Nacional de Telecomunicações) prevê que o sinal 5G de internet móvel em Cuiabá será ativado a partir de 28 de outubro. Ontem, começou a funcionar em 4 capitais (dentre elas Florianópolis e Rio de Janeiro) e, com a nova tecnologia, as comunicações terão capacidade para transmissão de altas taxas de dados e em baixa latência, com maior segurança.
A agência prevê que a ativação do sinal 5G vai ocorrer de forma escalonada de acordo com o número de habitantes de cada município. Em Várzea Grande, a projeção é de funcionar partir de 1º de janeiro de 2023, em Rondonópolis no final de junho.
Com base neste planejamento e se não houver alteração, Sinop deve ter 5G a partir de 30 de junho de 2024, assim como os demais municípios com população igual ou superior a 100 mil habitantes.
Mas a agência também planeja ir atendendo os pequenos municípios a partir de junho de 2023, ao mesmo tempo que o serviço é instalado nos grandes e planeja atender 25% das cidades brasileiras que possuam população de até 30 mil habitantes. A partir de 30 de junho de 2025, pelo menos 75% dos municípios brasileiros que tenham população de até 30 (trinta) mil habitantes terão a nova tecnologia.
“No entanto, de acordo com as regras do Edital do 5G, o início do uso pode ser antecipado caso sejam atendidas as condições necessárias, que consistem no início das atividades associadas à migração das parabólicas para a banda Ku (campanha de comunicação e distribuição de kits) e na conclusão das atividades associadas à desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz e à mitigação de interferências na faixa de 3.700 MHz a 4.200 MHz. Essas atividades são realizadas pela EAF (“Siga Antenado”), entidade criada para isso por determinação do Edital 5G. A ordem de execução dessas atividades segue critérios técnicos e logísticos, definidos pela EAF (“Siga Antenado”), que permitam cumprir a data definida no Edital 5G”, esclarece a agência.