Segundo o boletim de ocorrência, os policiais militares foram acionados na região do Três Barras, após uma denúncia de que uma mulher havia encontrado uma criança sozinha, na rua. Durante a ronda realizada pelos agentes, a mãe do menor abordou a viatura e se identificou, afirmando que é separada de seu ex-marido.
A mãe relatou ainda que a criança estava desde sábado sob tutela do pai e pediu então que se dirigissem a casa de seu ex-marido, pois queria representar criminalmente contra ele, por abandono de incapaz. Ao chegarem no local, a mulher entrou na casa e encontrou o pai do menor dormindo no chão da residência.
Foi então que Jimmy Cart Alves de Souza se levantou, bastante exaltado e alterado, por bebida alcóolica ou substância entorpecente. Ao ser questionado sobre o desaparecimento de seu filho, o suspeito não soube responder, tendo recebido voz de prisão dos policiais militares.
Neste momento, o homem se apossou de uma enxada e partiu para cima dos policiais, desferindo golpes contra ele. Ele chegou a agredir um dos militares, que reagiu atirando contra o suspeito. Mesmo atingido, o pai da criança abandonada avançou contra os agentes e outro disparo foi efetuado, desta vez acertando o ombro do rapaz, que caiu no chão.