Reunir a família ao redor da mesa de comidas preparadas com carinho e dedicação, nos fazem lembrar momentos de afeto que o final do ano traz. Mas, nesse período natalino, muitas famílias não querem sair do orçamento e procuram cardápios que caibam no seu bolso.
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a cesta de Natal, com tender, azeite, espumante e outros ingredientes típicos, está 8,9% mais cara em relação a 2022.
Para você não se perder no que fazer para servir, o preparou algumas dicas infalíveis para você arrasar no cardá
• Elabore o cardápio da ceia com todos os pratos que você pretende fazer;
• Não saia de casa sem uma lista de compras. Isso te ajuda a ter foco e a não fazer compras de produtos por impulso e que não serão utilizados;
• Substitua ingredientes mais caros, como alguns peixes ou cortes de carnes, por outros similares e de menor custo;
• Se encontrar uma promoção no supermercado de produtos utilizados nas receitas da ceia, compre e já deixe guardado;
• Não deixe para fazer as compras de supermercado próximo à semana do Natal, pois os produtos costumam estar mais caros;
• Compre frutas secas, castanhas e nozes a granel, de preferência em mercados específicos;
• Sempre prefira os alimentos da estação. Além de mais frescos e saudáveis, normalmente seus preços tendem a ser menores.
Já se você está indecisa de qual cardápio escolher para preparar, como conversou com o chefe de cozinha Wal Untar, para dar dicas de ceia econômica.
“Esse ano, o alimento que está com preço mais elevado do que ano passado é o peru, ele está um pouquinho mais salgado. Então, para a pessoa que quer a ceia mais em conta e faz questão de uma ave em sua mesa, ela pode optar por um frango. Deixa ele bem temperado e assado, podendo acompanhar em volta umas batatas coradas, cebolas”, disse o chefe.
Para acompanhar a proteína, pode ser acompanhada uma salada de grão-de-bico e um salpicão. Segundo ele, este último é bem acessível o preço dos ingredientes e atende grande parte do paladar das pessoas.
Para a sobremesa, a dica do chefe de cozinha é optar por uma banoffee. Este ano, o para quem quer economizar, a ideia é não escolher pratos doces que contenham frutas vermelhas. Isso porque, nessa época do ano, ficam mais caras.