Nossa Senhora de Guadalupe e o milagre das rosas – 12 de dezembro

Todos os anos, a Igreja homenageia Nossa Senhora de Guadalupe no dia 12 de dezembro. A data lembra a visão que São Juan Diego teve da Virgem Maria e colheu rosas numa época do ano em que as roseiras não deveriam estar em flor.

12 de dezembro marcou a quarta aparição de Nossa Senhora a São Juan Diego, embora tenha sido uma aparição que ele tentou evitar, como narra a revista The Month: A Catholic Magazine:

“O dia seguinte foi 12 de dezembro. Juan Diego partiu para a cidade antes do amanhecer, mas ao chegar ao Tepeyac… começou a dar a volta em vez de subir o morro, pensando que assim evitaria encontrá-la.”

No entanto, “de repente ele viu Maria descendo a encosta em sua direção e, caindo de cara no chão, implorou-lhe perdão”.

Ela garantiu a São Juan Diego que seu tio ficaria bem e então deu-lhe uma instrução muito incomum para aquela época do ano.

“Nossa Senhora ordenou que ele subisse a colina e arrancasse as rosas que encontraria no topo dela. Embora o índio soubesse que não poderia haver rosas no cume rochoso, especialmente nesta época do ano, ele fez o que Nossa Senhora lhe disse, e logo desceu até onde ela estava com seu manto cheio do que a tradição descreve como rosas de Castilla frescas olorosas y con rocio…Nossa Senhora pegou nas rosas e depois de contemplá-las um pouco devolveu-as a Juan Diego, que as colocou na sua tilma.”

São Juan Diego, então, se aproximou do bispo local e deixou sua tilma aberta. Quando as rosas caíram, uma bela imagem de Nossa Senhora de Guadalupe ficou impressa em seu manto e permanece na tilma até hoje.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias