O presidente da Câmara de Vereadores, José da Paixão, participou nesta quinta-feira (23), conjuntamente com o representante da Superintendência Estadual dos Correios em Mato Grosso, Hélio Souza Teixeira, do ato de obliteração, que consiste em marcar o selo alusivo aos 35 anos de Emancipação Política de Nova Mutum, com o carimbo personalizado, representando a oficialização da marca do município aplicada às correspondências dos Correios.
Os carimbos comemorativos se destinam a difundir os fatos nacionais e internacionais relevantes, entidades e personalidades que se destacam em diversos segmentos, perpetuando o motivo, a data e o local em que os eventos são comemorados e neste caso, o selo personalizado representa, como já mencionado, a relevância da data de Emancipação do município, agora, eternizada no selo.
Na cerimônia de lançamento, realizada no gabinete do prefeito Leandro Félix, momento no qual esteve presente também o secretário de Administração, Ildo Faccio, foi apresentado uma breve contextualização sobre a concepção da arte do selo, que dentre outras coisas apresenta o brasão oficial do município, as datas de criação do distrito de Nova Mutum (26.11.1981), bem como a data da Emancipação Político-Administrativa do Município (04.07.1988).
Presente à cerimônia, o presidente José da Paixão enalteceu a iniciativa que oficializa marcos históricos importantes para o município:
De maneira muito especial, parte da história de Nova Mutum será contada e consequentemente, enaltecida, por meio deste selo aplicado aos produtos e serviços dos Correios, por onde eles passarem. Tal ato nos deixa muito orgulhosos destacou o parlamentar.
Ainda em relação as representações gravadas no selo alusivo, estão as culturas: do arroz, da soja e da agroindústria; o céu com o sol tropical, simbolizando o horizonte do município e a perspectiva de futuro, com a presença da riqueza que o trabalho conquista. Na parte superior, está contida a inscrição universal “Deus seja louvado”, simbolizando a fé e a religiosidade do povo de Nova Mutum. Sobre o escudo, a representação de uma torre, simbolizando a vigília das comunidades. Além disso, também presente na composição, a representação da BR-163, rota do desenvolvimento do município, tendo as suas margens o verde da agricultura e das pastagens da pecuária. Outro ponto destacado, foi a representação do elemento humano, que com seu trabalho modificou a paisagem.
Merecidamente, e não menos importante, o selo carrega ainda, um dos mais importantes monumentos da cidade, “O Semeador”, estátua que se tornou símbolo do município, por força da Lei Municipal.
E por fim, integrada a arte, a bandeira, contendo as palavras: “Paz, Integração e Progresso”, simbolizando que através da paz, típica de da população de Nova Mutum, é possível a integração das comunidades, viabilizando o progresso do município.
Sobre a simbologia das cores, temos a cor verde, representando a natureza, a cor do cerrado, das matas, das lavouras e das pastagens para o gado. Também presente na bandeira, a marca simbólica do céu, dando perspectiva do caminho seguido pela comunidade, e por fim, a cor dourada é uma adaptação do amarelo, simbolizando a riqueza, o sol tropical, acompanhado de um grão de soja em brotação. A cor dourada lembra ainda, a nobreza e a imponência para marcar o momento de progresso que o município vive, com seus 35 anos de emancipação.