Numa propositura encaminhada pela vereadora Lurdes Costa Marques ao prefeito Leandro Félix, e que conta com o apoio do presidente José da Paixão e da vereadora Beatriz Matos Kohler, a parlamentar apresenta ao chefe do Executivo a necessidade de construir um Centro Social- Dia, cujo objetivo é o atendimento em período integral dos idosos, no município de Nova Mutum.
No pedido os parlamentares explicam, que a solicitação visa o atendimento de idosos, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade ou risco social, e cuja condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades da vida diária, tais como: alimentação, mobilidade, higiene, idosos estes, sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.
Em defesa do pedido os parlamentares apresentaram as projeções do IBGE, que apontavam que o envelhecimento populacional no Brasil era de 29,9 milhões de idosos em 2020, e que haverá cerca de 72,4 milhões em 2050, segundo dados do próprio instituto, o que se faz cada vez mais necessária a criação de espaços voltados aos cuidados desta parcela da população.
Neste sentido, o Centro Social-Dia, visa prevenir situações de risco pessoal e social aos idosos, buscando evitar o isolamento social e a institucionalização do idoso. Além disso, o espaço contribuiria também, para a redução do o número de internações médicas e do número de acidentes domésticos envolvendo estes idosos.
Os parlamentares acreditam ainda, que com a construção do Centro Social, será possível compartilhar com as famílias a provisão de cuidados essenciais necessários a proteção e cuidado de seus idosos no seio familiar.