A transferência dos 138 reeducandos da Cadeia Pública de Nova Mutum aconteceu na madrugada deste sábado (21), por volta das 03h40, e contou com um forte esquema de segurança.
Um comboio formado por quatro ônibus do sistema penitenciário, vans e viaturas com policiais penais chegaram no município de “surpresa” para realizar a transferência dos 138 reeducandos.
Não há informação sobre qual seria o principal motivo da desativação sem aviso prévio da Cadeia Pública de Nova Mutum, recentemente policiais penais que atuam na unidade evitaram uma fuga de presos.
No dia 11 de maio, durante revista de rotina, os policiais penais de plantão encontraram uma cerâmica obstruída no banheiro da cela de triagem e encontraram embaixo do piso, o início de escavação de um túnel com menos de um metro de profundidade.
Recentemente a Câmara Municipal aprovou em Regime de Urgência o Projeto de Lei 052/2022, autorizando a prefeitura de Nova Mutum adquirir área para a construção do novo Centro de Detenção Provisória.
O projeto atende um clamor antigo da população, que há anos cobra a transferência da cadeia pública, que hoje está localizada no centro da cidade, próximo a escolas, prédios residenciais e comércios.
A área onde será construída a nova cadeia pública terá 6 hectares, adquirida pelo município e posteriormente doada ao Estado, representado pela Secretaria de Segurança Pública-SESP/MT, para a construção da estrutura que será uma das mais modernas de Mato Grosso, um investimento de cerca de R$ 26 milhões. O local está situado à cerca de 14 km do centro de Nova Mutum, na MT 249.
Os reeducandos serão transferidos para duas penitenciarias na capital, ainda não foi passado detalhes sobre a transferência dos detentos, os familiares deverão ser informados sobre a transferência.