Iniciada com o texto bíblico e a benção proferida pelo pastor Alberto Bretas, da igreja do Evangelho Quadrangular, a 25ª Sessão Ordinária desta segunda-feira,21, seguindo seus ritos próprios, começou com a aprovação da Ata da sessão anterior, realizada no último dia 14 de agosto de 2023. Feito isso, os trabalhos prosseguiram com a Ordem do Dia, que apresentou o Projeto de Lei nº 008/2023 de 6 de julho de 2023, de autoria do vereador Cristiano Bicô, que institui no município de Nova Mutum a “Semana Municipal do Lixo Zero”.
Apresentado em Plenário para deliberações, o projeto de Lei foi aprovado unanimemente, em Segunda Votação.
Autor do projeto, o vereador Cristiano, comemorou a aprovação do mesmo, destacando a importância da instituição da data, para toda a comunidade.
Estamos falando de um trabalho de conscientização que não pode ser lembrado apenas por uma semana. Porém, bem sabemos, que este comportamento cuidadoso com a nossa cidade e com o meio ambiente devem ser reforçados constantemente frisou o parlamentar.
Enaltecido em meio as falas de seus colegas vereadores, o projeto de Cristiano Bicô também ganhou notoriedade por reforçar ainda mais as ações de sustentabilidade já adotadas pelo Legislativo Mutuense, que na então gestão do vereador Altair Albuquerque, e por meio da adoção de medidas como: redução de lixo, reaproveitamento de matérias orgânicas e produção de compostagem, adoção de horta orgânica, adoção de copos e canecas entre servidores, entre outros, garantiu a Câmara de Nova Mutum o reconhecimento de Primeira Câmara Sustentável de Mato Grosso.
Para o presidente da Casa, um projeto que só agrega ao município, numa ação positiva em que todos ganham, em particular o meio ambiente.
O lixo, não mais chamado assim, bem sabemos, tem toda uma importância. O cuidado, desde a sua separação, gera inúmeros benefícios para a comunidade que ganha uma cidade limpa, um meio ambiente protegido e, geração de renda para inúmeras famílias relembrou o presidente.
Complementando os trabalhos do dia, também foram apresentadas 11 indicações, voltadas à construção de unidades educacionais; construção de um Centro Social, na comunidade Ranchão; construção de um Centro Educacional Infantil, no bairro Cidade Nova; disponibilidade de novas vagas de estacionamento, no centro da cidade; construção de um novo Terminal Rodoviário, dentre outras solicitações.