No data was found

13 de junho — Dia de Santo Antônio

“O Dia de Santo Antônio é celebrado em 13 de junho. É uma data comemorativa presente no calendário do catolicismo. Essa celebração é bastante tradicional, fazendo parte das Festas Juninas. Santo Antônio é popularmente conhecido como o santo casamenteiro.

A associação de Santo Antônio com o casamento fez com que surgissem simpatias realizadas por aqueles que procuram o amor e o casamento. A celebração a Santo Antônio não é feriado nacional, mas é muito importante para a cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

Resumo sobre o Dia de Santo Antônio
O Dia de Santo Antônio é uma data comemorativa celebrada no 13 de junho.
A data leva em consideração o dia em que Santo Antônio faleceu, em 1231.
Santo Antônio é popularmente conhecido como o santo casamenteiro.
A celebração do Dia de Santo Antônio faz parte da Festa Junina.
Ele nasceu em Lisboa, tornando-se um dos grandes nomes da Igreja Católica durante sua vida.
O que se comemora no Dia de Santo Antônio?
O 13 de junho é conhecido por todos os católicos como o Dia de Santo Antônio, um santo popular da fé católica, bastante conhecido por ser casamenteiro. Nessa data, que faz parte da Festa Junina, se celebra a importância desse santo e todos os milagres que ele fez. A data é, portanto, uma homenagem a ele.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Origem do Dia de Santo Antônio
O Dia de Santo Antônio é celebrado no 13 de junho porque foi quando ele faleceu em 1231, em Pádua, na Itália. Sua celebração como santo católico se consolidou com a canonização de Santo Antônio, em 1232. Além disso, a associação do Dia de Santo Antônio com a Festa Junina se deu por influência da cultura portuguesa. Acredita-se que a celebração a Santo Antônio durante a Festa Junina tenha se dado em Portugal, por volta do século XIV.

Veja também: O que é a Festa Junina?

Dia de Santo Antônio é feriado?
Apesar de ser uma importante festividade católica, o Dia de Santo Antônio não é feriado nacional. No entanto, algumas cidades transformaram esse dia em feriado municipal. Entre elas, estão:

Campo Grande (MS);
Diamantina (MG);
Juiz de Fora (MG);
Uberaba (MG);
Chapecó (SC);
Nova Iguaçu (RJ);
Osasco (SP);
Piracicaba (SP).
Por que Santo Antônio é conhecido como santo casamenteiro?
Santo Antônio é conhecido por ser casamenteiro, sendo muito comum na cultura popular que as pessoas façam simpatias e preces para ele caso queiram se casar. Sua fama se consolidou devido a algumas histórias que lhe foram atribuídas. As biografias desse santo contam que ele era contrário aos casamentos arranjados, defendendo que eles deveriam ser motivados unicamente pelo amor.

Além disso, outra história conta que Santo Antônio ajudou um jovem que queria se casar, mas não tinha dinheiro para pagar pela cerimônia. Santo Antônio teria ajudado esse rapaz dando parte do dinheiro das ofertas recebidas pela igreja ao casamento. Uma variação dessa história conta que um jovem pobre rezou a Santo Antônio para que ele o ajudasse a se casar, garantindo o auxílio para a cerimônia.

Simpatias para o Dia de Santo Antônio
Por ter o epíteto de santo casamenteiro, é muito comum que as pessoas façam alguma simpatia para que Santo Antônio realize o amor para elas e permita que se casem. Existem diversas simpatias da crença popular que reforçam o desejo de encontrar um(a) parceiro(a) e casar-se.

Uma delas fala de encher um copo com água e cachaça, e então mergulhar uma pequena imagem do santo no copo, mantendo-o mergulhado enquanto uma prece é realizada. Assim que a prece se encerrar, a imagem deve ser retirada do copo. Outra simpatia fala sobre rosas que devem ser colocadas em um altar a Santo Antônio até murcharem, e, quando isso ocorrer, as rosas murchas devem ser levadas para a igreja.

Acesse também: 5 simpatias características da Festa Junina

História de Santo Antônio
Santo Antônio nasceu na cidade de Lisboa, em Portugal. Sua data de nascimento é alvo de polêmicas, sendo bastante comum que seja celebrada em 15 de agosto de 1195. Entretanto, outros estudos apontam que ele teria nascido em 1188 ou 1191. Não são conhecidos detalhes sobre sua família e sua condição de vida, mas sabemos que o seu nome de nascença era Fernando.

Ingressou na vida religiosa e aderiu à ordem dos franciscanos, comungando dos valores de uma vida simples, desvinculada de posses terrenas, e atuando em ações missionárias. Foi ao Marrocos para levar o cristianismo, mas sua saúde o forçou abandonar o local, indo à Península Itálica, onde viveu por anos.

Na Península Itálica, Santo Antônio tornou-se um importante pregador, sendo reconhecido por sua eloquência e por ter um enorme conhecimento. Durante suas andanças pela Península Itálica, chegou a conhecer pessoalmente São Francisco de Assis. Fez uma viagem à França, onde ajudou a combater os albigenses, um movimento cristão que surgiu na França e foi considerado herege pela Igreja Católica.

Ao retornar à Península Itálica, seguiu como pregador, assumindo também cargos importantes no interior da Igreja Católica. Fundou um convento em Pádua e promoveu uma série de iniciativas de apoio aos pobres. Faleceu em 13 de junho de 1231, após sentir-se mal, e foi canonizado menos de um ano depois de sua morte. Em 1946, foi reconhecido como doutor da Igreja.”

Veja mais sobre “13 de junho — Dia de Santo Antônio” em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/13-de-junho-dia-de-santo.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias