Ao menos onze pessoas morreram em um grave acidente entre uma van e uma carreta na noite de domingo, no município de Ruy Barbosa (BA), em um trecho da BR-242, próximo do distrito de Zuca. A maioria das vítimas são da mesma família, que voltava de um evento em Boa Vista do Tupim. As causas do acidente ainda são desconhecidas.
O acidente envolveu, ao todo, 15 pessoas de acordo com o g1. Entre os envolvidos, 14 estavam na van, e nove mortes foram confirmadas no momento do acidente. Uma vítima foi levada resgatada em estado grave, mas não resistiu, e outra foi encontrada já sem vida em meio às ferragens.
Os dois motoristas receberam atendimento e já foram liberados. Outros dois sobreviventes que são primos, Ana Flávia Boaventura e Matheus Boaventura, estão internados. Flávia está na Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa, enquanto Matheus no está no hospital de Itaberaba, cidade ao lado. Ainda segundo o g1, nove das 11 vítimas são da mesma família.
Uma parente das vítimas lamentou a tragédia nas redes sociais. A designer de sobrancelhas Karine Boaventura se manifestou sobre o acidente e publicou fotos de seus familiares envolvidos: “Que Deus com sua infinita bondade e misericórdia conforte nossos corações”, escreveu a mulher, que completou dizendo que a “família Boaventura está de luto”. No momento da postagem, havia oito mortes confirmadas.
Franciele Boaventura
Franciele Boaventura tinha 29 anos e era filha de Enoi Boaventura. Por ser cabeleireira e dona de um centro de estética há 18 anos, ela era uma figura popular em Ruy Barbosa.
No dia 19 de março, Franciele chegou a vencer em duas categorias do Prêmio Destaque, que reconhecia os melhores profissionais da cidade. Ela foi eleita como Melhor Terapeuta Capilar e seu negócio foi eleito como Melhor Salão de Beleza. Na ocasião, ela comemorou a vitória nas redes sociais.
“Cada transformação, cada sorriso, cada história compartilhada no salão me motiva sempre dar o meu melhor. Obrigada a todos que confiaram no meu trabalho e fizeram isso possível”, escreveu em publicação.
Luciene Boaventura
Luciene Boaventura era mãe de Sofia Boaventura, 8 anos, e Heloísa Boaventura, de 11 anos. Ela trabalhava na principal fábrica de calçados de Ruy Barbosa e tinha um relacionamento com Romário Mateus de Jesus.
Enoi Boaventura
Enoi Boaventura morava em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e visitava Ruy Barbosa, sua cidade natal, após anos. Ela era mãe de Franciele Boaventura e irmã de Flávio e Luciene.
Flávio Boaventura
Flávio Boaventura era pedreiro, tinha idade na faixa dos 50 anos e era casado com Ana Lucia Oliveira. Os dois eram pais de Ana Flávia Boaventura, que sobreviveu ao acidente e está internada.
Ana Lucia Oliveira
Ana Lucia Oliveira era esposa de Flávio, mãe de Ana Flávia e tia de Isael Oliveira e Samuel Oliveira. Era considerada pelos familiares uma mãe exemplar. Os sobrinhos haviam sido confiados a ela pelos pais, que autorizaram a ida deles ao passeio. Nenhum deles resistiu aos ferimentos.
Sofia Boaventura
Sofia Boaventura, de 10 anos, era filha de Luciene e irmã de Heloísa.
Heloísa Boaventura
Heloísa Boaventura tinha 11 anos. Era filha de Luciene e irmã de Sofia. Ela chegou a ser socorrida e levada para o hospital, onde morreu na manhã desta segunda-feira (31).
Samuel Oliveira
Samuel Oliveira era irmão de Isael Oliveira, e sobrinho de Ana Lucia Oliveira, que os havia levado para o passeio familiar. Os garotos tinham 8 e 10 anos.
Isael Oliveira
Isael Oliveira era irmão de Samuel Oliveira, e sobrinho de Ana Lucia Oliveira, que os havia levado para o passeio familiar. Os garotos tinham 8 e 10 anos.
Romário Mateus de Jesus
Romário Mateus de Jesus era namorado de Luciene Boaventura e uma figura popular na cidade de Ruy Barbosa.
Vitor
Vitor, que não teve o sobrenome divulgado, era namorado de Ana Flávia Boaventura, que está internada. Ele morreu logo após o impacto.
Matheus Boaventura
Matheus Boaventura era primo da maior parte das vítimas. Ele sobreviveu ao acidente e está internado em um hospital da região. O estado de saúde não foi divulgado.
Ana Flávia Boaventura
Ana Flávia Boaventura trabalhava na principal fábrica de calçados de Ruy Barbosa, era filha de Flávio Boaventura e Ana Lucia Oliveira, além de namorada de Vitor. Ela sobreviveu ao acidente e está internada. O estado de saúde é desconhecido.como Romário Mateus, a seria companheira de um dos familiares envolvidos na colisão.
Autoridades locais se solidarizaram
Prefeito em exercício de Ruy Barbosa, Ney Dias (PSB-BA) expressou pesar e, em nome de toda a gestão municipal, prestou solidariedade aos amigos e familiares: “conjuntamente, buscaremos força para superar este acontecimento que nos traz imensurável tristeza”.
O Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT-BA), se manifestou na manhã desta segunda-feira, nas redes sociais, e afirmou que as vítimas perderam a vítima de forma abrupta, “deixando um rastro de dor que atinge toda a cidade”. Além disso, o governador disse ter determinado que o Governo do Estado “preste todo o apoio necessário”.
Já o senador Otto Alencar (PSD-BA), natural de Ruy Barbosa, se manifestou na noite de domingo, também nas redes sociais.
De acordo com o parlamentar, o trágico acidente resultou na perda de pessoas queridas na cidade, pelas quais ele sempre teve “muito respeito e admiração”. Alencar também se solidarizou com a família e amigos das vítimas: “compartilho meu sentimento de pesar com seus entes queridos e com todos aqueles que, junto comigo, passam por esse momento doloroso em minha cidade”.